Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

minuta do projeto

, October 11, 2007 12:19 AM
Subject: minuta de projeto
Plantando Ipês

Apresentação
A comunidade blumenauense sabe que o Rio Itajaí Açu que recorta a cidade não é aproveitado como deveria. Além da beleza das pontes e da Beira Rio no demais há um abandono ao longo da história da cidade. A proposta do Dr. Adilson Tadeu Machado é deflagrar uma campanha que faça crescer às margens do Rio Itajaí Açu e seus afluentes o máximo possível de árvores de Ipê amarelo e roxo.

A árvore
Nome Ipê amarelo; Nome Científico Tabebuia serratifolia; Família Bignoniaceae; Nomes populares Pau d´arco; Altura média 8 - 20 metros; Folhas Compostas digitadas, 5 folíolos de 15 cm.; Flores Amarelas em cacho, muito vistosas.; Fruto Vagem de 35 cm, verde e lisa; Sementes Aladas, pequenas (3 cm).; Outras características; Este é o Ipê amarelo mais vistoso e de maior porte. Pode ser encontrado nas matas, especialmente na região de Floresta Atlântica, sobressaindo-se entre as outras árvore quando em flor. Muito procurada pela qualidade de sua madeira.
Fonte - http://www.arvores.brasil.nom.br/lista.htm

Objetivo
Criar mais um diferencial para a cidade que tem como sinônimo a qualidade. Florir as margens do Rio. Uma iniciativa da comunidade e que poderá ser encampada por alguma Fundação.

A estratégia
Na idéia de se plantar os Ipês nas margens do Rio Itajaí é estratégico atingir o máximo da comunidade e para isso na mobilização se pretende envolver, as lideranças, os meios de comunicação como Rádios, TV, as empresas, os Clubes de Serviço, a Maçonaria, as Instituições Educacionais e Religiosas. Para iniciar o projeto será feita a produção do material de “venda da idéia” com projeto em separado descrevendo as criações e produções necessárias.

Etapas do projeto
Serão cinco as etapas a serem desenvolvidas e conforme cronograma. Na primeira parte de viabilidade serão feitos os projetos que envolvem principalmente os técnicos na área para instrução sobre o como plantar. Na segunda parte de levantamento serão feitos os levantamentos do dados necessários, cadastros e identificações de propriedades e comissões de implantação. Na terceira etapa teremos a campanha que vai elaborar projetos para angariar os recursos de execução. Na quarta etapa teremos a implantação complementação do cadastro mapeamento. Quinta e última etapa a manutenção com avaliações periódicas.


DESCRIÇÂO

1. Viabilidade
Há necessidade de consultar órgãos oficiais e ter assessoramento profissional e/ou universitário para saber como, aonde, que período, quais são os inimigos das mudas e o que pode ajudar a acelerar o processo.
2. Levantamento
São necessários bancos de dados para quantificar os locais, as distancias, as quantidades de mudas, numero de proprietários das terras. Seria o momento para constituir as comissões de implantação.
3. Campanha
Elaboração do projeto já quantificado com quantidades e valores. Elaboração de uma estratégia de divulgação, plano de vendas para patrocinadores e projetos de incentivos em todos aos aspectos. Elaboração de uma campanha de divulgação com peças promocionais.
4. Implantação
Inicia o plantio e a complementação do cadastro e mapeamento.
5. Manutenção
Um projeto que pretende perpetuar às árvores de Ipê e com compromissos de avaliações periódicas.

José Geraldo Reis Pfau

Nenhum comentário: