Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Conversando com Caminha....

Caro Caminha ! Comungo de suas impressões e sinto-me orgulhoso de receber de você estas contribuições.Muito grato. Lendo sua poesia sobre o Che, quero lhe contar outro dia,os caminhos do Che, que por coincidência, percorri na Bolívia, pouco antes de sua morte pelas tropas de Hugo Banzer, pois dona Ione, está me intimando para "virar a terra" dos canteiros em que ela quer plantar flores , em nosso jardim. Ainda não tenho jardineiro..lá vou eu. abraços. Adilson
Grande Adilson,
Veja só quanta sacanagem rolou por causa daqueles barulhos. E eu, que sonhava ideais que foram, pouco a pouco, sendo destruídos pela ganância e a miserável inclinação dos homens à corrupção quando chegam ao poder. Há uma frase do grande Mahatma Gandhi que diz mais ou menos assim: "eu sempre admirei os ensinamentos de Jesus Cristo. Pensei, até, em me converter ao cristianismo, mas depois que eu conheci os cristãos, nunca mais quis ser um deles". Gandhi, embora decepcionado com os cristãos, continuou admirando Jesus Cristo.
Que Gandhi me perdoe o paralelo, mas eu experimentei exatamente isto com a "chamada esquerda". Como você acompanhou, fiz parte do Poder Público na qualidade de Secretário Municipal de Saúde de Blumenau - algo que me orgulha até hoje. Nesta condição fui galgado ao cargo de Vice-Presidente Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde). Uma entidade séria, atuante que representa os mais de 5,5 mil municípios brasileiros junto ao Ministério da Saúde - sem qualquer remuneração. Aí, tive a oportunidade de conhecer os membros da esquerda. E sucedeu-se comigo o que aconteceu com Gandhi em referência aos cristãos. Hoje eu, semelhantemente a muitos que tiveram a mesma oportunidade, os combato, pela hipocrisia, a ganância, a corrupção, e outros predicados nada apreciativos que são características destes verdadeiros "chupins".
Em suma, destruíram meus ideais políticos, mas jamais destruirão a minha crença humana de um mundo melhor, mais fraterno, igual, onde a paz, o amor, a caridade e a fé, alicerçados nos princípios do Mestre Jesus Cristo, reinem.
Infelizmente os homens são assim. Péssimos para servirem de exemplo, mas ainda assim, enquanto ser animal, uma obra magnífica de Deus.
Deixando isto de lado, fiquei feliz com teu telefonema e com este e-mail. Vamos, sim, dar boas risadas quando aqui vieres. Por falar nisto, embora estejamos com chuvas, a previsão para amanhã é de tempo bom. Chuvada oportuna, eis que refresca o corpo e afofa a terra para receber a muda de ipê. Que Deus te abençoe, Grande Abraço, Caminha

Caro Caminha !
Grato pelo excelente livro que enviou-me. Fiquei honrado e com preciosa dedicatória. Li na mesma noite, madrugada a dentro. Vi o jovem idealista e deslumbrei-me com os arroubos da juventude. Estive no outro lado, quando rompeu a Revolução dos Estudantes em Paris em 1968 eu estava num posto militar, isolado no Pantanal do Mato Grosso, fronteira com a Bolívia e o Exército de prontidão em todo nosso território nacional. De 2/2 horas, saía de minha casa de barro e estuque, coberta de palha de acori (palmeira) para girar um motor Yanmar a Diesel que gerava energia para minha estação de rádio e marcar presença na rede de rádio do Exército Brasileiro como Segurança. Nos meus 18 anos, lá na Fronteira, não entendia por que eu tinha que ficar acordado de 2/2 horas, madrugada a dentro, quando eu vivia numa ilha cercada de jacarés e mosquitos, a milhares de Km e isolado enquanto a agitação em Paris e alguns estudantes jogavam bolinhas de vidro contra os cavalarianos no Brasil. Você me deve algumas horas de sono. Vamos rir bastante quando nos encontrarmos. Parabéns e que Deus continue inspirando sua escrita por muitos anos. Mandei-lhe mensagem por celular, mas acho que você deve estar pela fazenda em Bom Jardim. Meu abraço forte. O Adilson dos Ipês !

Nenhum comentário: